segunda-feira, 3 de junho de 2019

ORAR NO ESPÍRITO

• «Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo» (Jd 20 - ACF)

• «Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos» (Ef 6.18 - ACF)

• «Porque, se eu orar em língua desconhecida, o meu espírito ora bem, mas o meu entendimento fica sem fruto. Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento» (1Co 14.14-15 – ACF)

Israel Reis

Introdução

O que é orar no Espírito?

Orar no Espírito é mencionado três vezes na Bíblia. 1 Coríntios 14.15 diz: «Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento»

Efésios 6.18 diz: “Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos”

Judas 20 diz: “Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo”

Então, o que significa exatamente orar no Espírito?

● "Esse NÃO é um chamado a algum tipo de êxtase na oração, Mas um simples chamado a orar consistentemente na vontade e no poder do Espírito, como alguém que ora no nome de JESUS CRISTO cf. (Rm 8.26-27). No Espírito concentra-se na submissão, a medida que ajustamos à vontade de Deus (Rm 8.26-27)." (Jonh MacArthur)

A palavra grega traduzida “orar em” pode ter vários significados diferentes. Pode significar “por meio de”, “com a ajuda de”, “na esfera de” e “em conexão ao”. Orar no Espírito não se refere às palavras que estamos dizendo. Na verdade, refere-se a como estamos orando. Orar no Espírito é orar de acordo com a liderança do Espírito. É orar por coisas que o Espírito nos leva a mencionar. Romanos 8.26 diz: “E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis”

Alguns, com base em 1 Coríntios 14.15, igualam orar no Espírito com orar em línguas. Ao discutir o dom de línguas, Paulo menciona “Orarei com o espírito”. 1 Coríntios capítulo 14 declara que quando uma pessoa ora em línguas, ela não sabe o que está dizendo porque está falando em uma língua desconhecida. Além disso, ninguém pode entender o que está sendo dito, a menos que haja um intérprete. Em Efésios 6.18, Paulo nos ensina: “com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos” Como podemos orar com toda oração e súplica por todos os santos se ninguém, incluindo o orante, entende o que está sendo dito? Portanto, orar no Espírito deve ser entendido como orar no poder do Espírito, de acordo com a liderança e vontade do Espírito, não como orar em línguas. (GotQuestions)

● A verdadeira oração é realizada no Espírito. Orar no Espírito não é falar em outras línguas, ou ter uma experiência de êxtase emocional. Mas, orar no Espírito significa orar conscientemente, em nome de Cristo, capacitado e dirigido pelo Espírito Santo a encontrar a vontade do Pai. Não é uma nova revelação, mas a iluminação espiritual necessária que nos dá o entendimento e convicção da vontade de Deus específica para um assunto.

● O que é necessário para que realmente possamos orar no Espírito?

Primeiro, a humildade é indispensável. O próprio Espírito Santo nunca toma à frente do Pai e do Filho. Ele exalta Cristo e glorifica o Pai, mas em nenhum lugar da Escritura exige glória para Si mesmo. Ele é glorificado pela sua divindade e a Sua participação nas obras da Trindade. Se ele sendo Deus não se exalta, não podemos orar diferente do modo como o Espírito atua. O nosso orgulho faz com a nossa voz soe diferente da intercessão do Espírito!

●  Em segundo lugar, para orar no Espírito é necessário que supliquemos por discernimento. Precisamos examinar as intenções do nosso coração, se o que estamos pedindo realmente é algo nascido na motivação de glorificar a Deus. É preciso discernir se não é algo que está comprometido com o erro, e que conseqüentemente causará escândalo. Se não entendermos o que estamos pedindo, podemos correr o perigo de fazer uma petição tola, imatura e inconseqüente. Não podemos abrir a boca ou liberar os pensamentos para solicitar a Deus o primeiro anseio que surge em nosso coração! Precisamos medir, pesar e avaliar se o nosso pedido é digno de ser colocado sobre o santo altar de Deus, e se ela não ofenderá o sacerdócio de Cristo. Deus não atende nenhum pedido que não coopere para o nosso bem, nem que deixe de glorificá-Lo (Rm 8.28).

“E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” (Rm 8.28 – ACF)

●  Por último, para orar no Espírito é indispensável que desejemos ser cheios do Espírito. Por causa da grande confusão no meio evangélico este é outro assunto difícil de definir. A plenitude do Espírito é um processo que perdurará toda a nossa vida cristã. Ela não ocorre numa única experiência. Ninguém é tão pleno que não necessite mais ser cheio. Quanto mais bebemos do Espírito, mais sede teremos da Sua ação. Então, a crucial questão é como ser cheio do Espírito? A resposta inicia, no fato de precisarmos amadurecer o fruto do Espírito: “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei” (Gl 5.22-23 - ACF)

Somos enchidos conforme o fruto amadurece em nós! Somos dominados pelo Espírito e não pela carnalidade (Gl 5.16-21; Ef 5.18-19). Ser cheio do Espírito é quando o Espírito de Deus domina todas áreas da nossa vida com a Sua Palavra, nos quebrantando com a Sua poderosa presença, convencendo-nos profundamente dos nossos pecados, amadurecendo em nós o Seu fruto, e conduzindo-nos para a dependência na suficiência de Cristo, para a exclusiva glória do Pai.

● A oração feita no Espírito não é um privilégio de alguns. Todos os salvos podem e devem aprender orar no Espírito. Todos estes têm dons do Espírito. Pelo Espírito Santo cada crente é batizado no Corpo de Cristo e todos são capacitados a orar por serem sacerdotes no Reino de Deus cf. (1Co 12.12-13; 1Pe 2.9). Em Cristo, todos têm livre acesso ao trono da graça. Todos os verdadeiros salvos têm a habitação pactual do Espírito, que intercede eficazmente e apresenta a nossa necessidade diante do Pai cf. (Rm 8.27). Se a tua oração não for no Espírito, então, ela não é orada pelo Espírito, nem aceita pelo Pai. (Israel Reis)

Conclusão 

1°) Podemos observar que Paulo não faz nenhuma menção a questão de falar em línguas estranhas em Efésios 6:18 nem diretamente no texto, nem no contexto. Da mesma forma Judas também não trata dessa questão. Isso nos leva a pensar que aqueles que afirmam que orar em Espírito significa orar em línguas estranhas, realmente estão forçando esses textos a dizer algo que eles não dizem. Usar o texto de 1 Coríntios 14: 15 também não dá pois, apesar de Paulo estar tratando ali sobre falar em línguas, já vimos que a menção ali não é sobre orar no Espírito Santo.

2°) O que podemos observar claramente é o objetivo para o qual Paulo estava incitando os crentes a orar no Espírito. O objetivo era: “…por todos os santos e também por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra, para, com intrepidez, fazer conhecido o mistério do evangelho…” (Efésios 6:18-19). Judas 20 também incita a oração no Espírito para a edificação dos crentes e da obra de Deus.

3°) Esses objetivos nos levam a pensar que orar no Espírito é orar para que os santos realizem todo o propósito de Deus, ou seja, é orar segundo a vontade de Deus, segundo aquilo que agrada a Deus, guiados pela vontade soberana do Pai. O oposto disso seria orar na carne, ou seja, orar segundo a nossa vontade e não a de Deus. Tiago falou muito bem o que era orar na carne: “pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres” (Tiago 4:3). Aqui temos o contraste claro de uma oração que não é no Espírito. Já Jesus nos mostra o que é uma oração no Espírito: “E dizia: Aba, Pai, tudo te é possível; passa de mim este cálice; contudo, não seja o que eu quero, e sim o que tu queres” (Marcos 14:36).

4°) Quando oramos no Espírito Santo somos capazes de orar colocando a vontade de Deus e o reino de Deus em primeiro lugar como fez Jesus. Isso é orar no Espírito. Porém, quando oramos guiados por nós mesmos, pelos nossos desejos errados e egoístas, aí nossa oração é mais parecida com a do fariseu que, segundo Jesus, orava de si para si mesmo: “O fariseu, posto em pé, orava de si para si mesmo, desta forma: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros, nem ainda como este publicano…” (Lucas 18:11).

5°) Assim, podemos concluir que orar no Espírito é um grande desafio, pois exige que nos conectemos com a vontade de Deus e anulemos muitas vezes nossas vontades pecaminosas que não estão de acordo com os planos de Deus. Jesus fez isso. Mas o fariseu, como vimos, não conseguiu fazer, pois estava contaminado com uma oração de si para si mesmo. Que Deus nos ajude a sempre orar no Espírito, a fim de que nos aproximemos cada vez mais de Deus e de Sua vontade em nossas orações. (André Sanchez)

● Orar no ‹‹Espírito Santo›› é depender do ‹‹Espírito›› para que ele guie as nossas orações de acordo com a vontade e o propósito de Deus. Significa ‹‹depender›› dos dons e do poder do ‹‹Espírito›› para orar eficazmente e com fé. Quando submetemos o coração e a mente á direção e ao controle do ‹‹Espírito Santo››, e depois oramos no seu poder, estamos orando ‹‹no Espírito››. 

● Aplicação Pessoal: Orar ‹‹no Espírito Santo›› é orar no poder e na força do ‹‹Espírito Santo››. Ele intercede por nós, abre nossa mente para entendermos tudo o que Jesus nos ensinou (Jo 14.26), e nos testifica a respeito dEle ‹‹Jesus›› cf. (Jo 15.26). (Israel Reis)

«E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos» (Rm 8.26-27 – ACF)

Soli Deo Gloria!
Israel Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário