quinta-feira, 6 de junho de 2019

DEUS NÃO HABITA EM TEMPLOS FEITOS POR MÃOS HUMANAS? O QUE SIGNIFICA?
"O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens" (Atos 17.24 ACF)

● Tem crescido muito esse movimento que ganhou o nome de DESIGREJADOS. São pessoas com os mais diversos motivos para não participar da IGREJA (tanto se reunindo com outros servos de Deus quando indo aos espaços de reunião). Não vou citá-los um a um aqui, pois nosso objetivo agora é analisar Atos 17:24 e avaliar se Paulo estava dizendo ali que não devemos ir à igreja (prédio). Vamos à nossa análise.

● Deus não habita em templos feitos por mãos?

1°) A primeira coisa que um bom estudante da Bíblia faz é observar o contexto de uma passagem. Paulo está em Atenas, que naquela época era a capital da Ática, um dos estados gregos. Por conta de observar a grande idolatria do local, Paulo pregava em sinagogas e na praça a respeito dessa questão. Então, devido a controvérsia dos ensinos apresentados ali, Paulo foi levado ao Areópago (um local que fica ali em uma colina, onde se discutiam leis, religião, educação, etc.). Então, Paulo passa a apresentar sua pregação àquelas pessoas, em sua maioria não crentes.

2°) Com sabedoria, Paulo usa a figura de um altar em que viu a frase “ao deus desconhecido” escrita para apresentar o Deus todo poderoso a eles. E é nesse contexto que Paulo diz: “O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas” (Atos 17:24).Observe que o foco de Paulo é justamente contrastar o Deus todo poderoso com os deuses criados por eles, deuses esses que precisavam ser carregados (imagens) e que estavam presentes apenas ali onde suas imagens estavam. deuses limitados. Paulo sabia que eram falsos deuses, mas trabalhou o tema de forma não ofensiva.

3°) Isso mostra que em nenhum momento Paulo está aqui proibindo o culto ao Deus verdadeiro em templos. Paulo demonstra poderosamente para aquelas pessoas que não podemos aprisionar o Deus criador em um lugar ou em uma imagem, pois Ele está além dessas coisas. O foco de Paulo está no convencimento dos moradores ali de Atenas de que sua idolatria era incorreta e não em cristãos verdadeiros que adoram o Deus verdadeiro usando um espaço (por exemplo, um templo).

4°) É importante pontuar aqui que o Deus verdadeiro pode ser cultuado em qualquer lugar, não estando preso a templos, casas ou quaisquer construções. Mas isso não significa que está errado nos reunirmos em determinado local com o objetivo de estudar a Palavra e adorar a Deus, afinal, qualquer tipo de reunião dos servos de Deus será feita em algum local. O que está errado é achar que só naquele local (um templo, por exemplo) temos a presença viva de Deus. Isso é bastante claro no ensino bíblico!

5°) Dessa forma, usar o texto de Atos 17:24 como desculpa de que agora é um desigrejado é algo totalmente fora de contexto. Paulo mostra claramente que Deus e Suas ações não podem ser aprisionados em santuários. Mas em nenhum momento diz que em santuários onde se adora ao Deus vivo em espírito e em verdade Deus não está. Essa é uma diferença muito grande! Lugares são apenas instrumentos que facilitam encontros. Na igreja primitiva se reuniam em casas, em cavernas nos tempos mais difíceis de perseguição e mais tarde também em locais especiais criados para adoração (templos). Se tudo isso é feito dentro das orientações da Bíblia, não há erro algum. O maior erro é o isolamento, conforme nos ensina Hebreus 10:25: “Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns…”

●  "Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles" (Mateus 18.20)

Eu posso ser a igreja em qualquer lugar, não preciso me reunir em um templo ou em um lugar que chamam de igreja e nem ter um pastor para me pastorear. Posso cultuar a Deus em minha casa, posso ser igreja mesmo se estiver sozinho em qualquer lugar???

● O que quero dizer é que a Bíblia é quem fornece a nós as diretrizes e não a nossa opinião sobre os fatos. Por isso, gostaria de te convidar a ler o que a Bíblia diz sobre o que é a igreja.

● VOCÊ NÃO É IGREJA SOZINHO

1°) É verdade que a definição bíblica do que é a igreja de Deus não está ligada a um templo ou um local físico específico. Mas é verdade também que em nenhum texto bíblico encontramos a ideia de que a igreja seja uma única pessoa ou grupo de pessoas reunidas de qualquer forma, sem qualquer liderança; ou que uma única pessoa possa ser a igreja. Ao contrário disso, a Bíblia sempre trata a igreja como coletividade. Vejamos um exemplo: “A igreja, na verdade, tinha paz por toda a Judéia, Galiléia e Samaria, edificando-se e caminhando no temor do Senhor, e, no conforto do Espírito Santo, crescia em número” (Atos 9:31). Quem é essa igreja? Uma única pessoa? Não!

● A igreja na Bíblia é organizada e com liderança

"Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam, e de cidade em cidade estabelecesses presbíteros, como já te mandei" (Tito 1.5 ACF) Apóstolo Paulo

● No Sentido Local. No sentido local, a palavra "igreja" é usada para se referir ao grupo dos que professam ser crentes em qualquer lugar. Assim, lemos acerca da Igreja em Jerusalém (Atos 8.1; 11.22), a Igreja em Antioquia (Atos 13.1), a Igreja em Éfeso (Atos 20.17), a Igreja em Cencréia (Rm 16.1), a Igreja em Corinto (I Co 1.2; II Co 1.1), as Igrejas da Galácia (Gl 1.2), a Igreja dos Laodicenses (Cl 4.16), a Igreja dos Tessalonicenses (I Ts 1.1,2; II Ts 1.1), as Igrejas da Judéia (I Ts 2.14), e das Igrejas da Ásia (Ap 1.4).

2°) A igreja organizada e com liderança, que muitos têm rejeitado, encontra amplo respaldo na Bíblia e é o modelo dado por Deus para ser aplicado. Um exemplo interessante sobre isso foi dado pelo próprio Jesus, quando orientou a respeito do tratamento de problemas entre irmãos na fé cf. (Mateus 18:15). Na orientação de Cristo o problema deveria ser tratado de maneira pessoal e, não havendo arrependimento, levado a testemunhas e, em última instância, era a igreja quem iria julgar a questão: “E, se ele não os atender, dize-o à igreja; e, se recusar ouvir também a igreja, considera-o como gentio e publicano” (Mateus 18:17). Observe que a IGREJA aqui é um grupo de pessoas com autoridade (de Deus) para resolver questões como essa. Se cada pessoa fosse a igreja, o julgamento final de casos como esse poderia ter sido feito já pela primeira pessoa (já que ela seria a igreja). Mais uma vez não temos a ideia de igreja como sendo uma única pessoa. Observamos uma organização composta por várias pessoas e com liderança constituída.

3°) A organização de igrejas em diversas localidades era muito comum nos relatos bíblicos: “tendo-o encontrado, levou-o para Antioquia. E, por todo um ano, se reuniram naquela igreja e ensinaram numerosa multidão. Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos” (Atos 11:26). Observe que Barnabé e Paulo se reúnem em um determinado lugar onde havia uma igreja constituída e organizada. A igreja organizada ainda contava com pessoas especialmente levantadas por Deus (dentro do grupo chamado igreja) para a edificação mútua e coletiva: “Havia na igreja de Antioquia profetas e mestres: Barnabé, Simeão, por sobrenome Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, colaço de Herodes, o tetrarca, e Saulo” (Atos 13:1).
A IGREJA

● ‹‹A missão da Igreja é glorificar a Deus conquistando almas para Cristo, edificando-as em Cristo, e enviando-as por Cristo. A Igreja, na qualidade de organismo, inclui todos os crentes regenerados, tirados de todo o mundo entre o primeiro e o segundo advento de Cristo; ao passo que, como organização, abrange os crentes locais, unidos para o serviço de Cristo, em qualquer assembléia cristã›› (Emery H. Bancroft)

● A igreja bíblica é pastoreada

"Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam, e de cidade em cidade estabelecesses presbíteros, como já te mandei" (Tito 1.5 ACF)

"Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue" (Atos 20.28 ACF)

4°) Paulo, um dos maiores plantadores de igrejas mencionado na Bíblia, promovia o levantamento de lideranças para as igrejas, com o objetivo de supervisão, ensino e acompanhamento da obra: “E, promovendo-lhes, em cada igreja, a eleição de presbíteros, depois de orar com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido” (Atos 14:23). Isso nos mostra claramente que a organização de lideranças, as quais as pessoas deveriam se submeter em amor (claro, enquanto estivessem corretas segundo as escrituras), era uma forma de organização e fortalecimento de igrejas e era o modo como Deus as organizava e as usava. Se cada pessoa fosse a igreja não seria necessário tal cuidado de Paulo em eleger líderes preparados para cuidar de grupos de pessoas. A esse fato soma-se a orientação bíblica de honrarmos os líderes da igreja: "Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil" (Hebreus 13.17 ACF)

●  "E, havendo-lhes, por comum consentimento, eleito anciãos em cada igreja, orando com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido" (Atos 14.23 ACF)

● O que é a igreja, então?

5°) Nenhum indivíduo sozinho é a igreja, isto é fato! Uma definição simples de igreja LOCAL  (igreja visível) é a reunião dos seguidores de Jesus de Nazaré, que se reúnem em determinado local (não necessariamente em templos), em determinados momentos para realizarem tarefas ordenadas por Deus à sua igreja, tais como ensino, evangelização, cooperação mútuas, encorajamento, adoração a Deus, etc. E também, não poderíamos nos esquecer que também fazem parte da igreja de Deus (que chamamos igreja invisível), aqueles que já morreram em Cristo e que já estão com o Senhor.

6°) Sendo assim, concluímos que o pensamento de que “eu sou a igreja sozinho”, que tem sido muito proclamado atualmente, não encontra respaldo na Bíblia. A igreja de uma pessoa só que muitos têm levantado por aí não é a igreja de Cristo.

Concluimos:

"Porque também o corpo  NÃO É UM SÓ MEMBRO, mas muitos" (1Coríntios 12.14 ACF)

"Assim nós, que SOMOS MUITOS, somos um só corpo em Cristo, MAS INDIVIDUALMENTE SOMOS MEMBROS uns dos outros" (Romanos 12.5 ACF) Apóstolo Paulo

Pense nisso!
Israel Reis.
Soli Deo Gloria

Nenhum comentário:

Postar um comentário