terça-feira, 4 de junho de 2019

O PERDÃO 70x7
"Então, havendo vindo a Ele, Pedro disse: "Ó Senhor, até quantas vezes pecará contra mim o meu irmão e eu lhe perdoarei? Até sete vezes? Diz-lhe Jesus: Não te digo que 'até sete vezes' mas 'até setenta vezes sete vezes'" (Mateus 18.21-22 LTT)
Até sete vezes? Os rabinos ordenavam perdoar até 3 vezes, por isso Pedro pensou estar sendo excepcionalmente honrado ao sugerir sete vezes.
Pedro quis ser GENEROSO, pois as tradições dos rabinos falava em perdoar até 3 vezes. A resposta de Jesus, tornando-se em consideração o que Pedro disse, significa que o espírito de perdão vai muito além dos mesquinhos cálculos humanos.
70x7 Perdoar inúmeras vezes sem contar.

● sete vezes? Pedro achou que estava sendo magnânimo. Os Rabis, citando vários versículos de Amós (1.3,6,9,11,13), ensinavam que, uma vez que Deus perdoou os inimigos da Nação de Israel apenas 3 vezes, era presunçoso e desnecessário perdoar qualquer pessoa mais de 3 vezes.
70X7 = Perdão ilimitado
Já imaginou se DEUS nos tratasse da mesma forma? 
Já imaginou se DEUS falasse: "se você pecar mais uma vez, você já era" Estávamos todos "fritos"!

70x7 = Perdão ilimitado. Assim como o perdão do SENHOR para conosco é ilimitado. O nosso perdão para com os nossos irmãos deve ser ilimitado.
O PERDÃO NÃO É OPÇÃO
Perdoar é uma necessidade imperativa. Quem não perdoa não pode orar a Deus nem ofertar a ele. Quem não perdoa não pode ser perdoado por Deus nem desfrutar de paz interior. Quem não perdoa vive flagelado pelo chicote da culpa. O perdão não é opção; é necessidade. O perdão não é fácil, mas é vital se se quer ter saúde emocional e vigor espiritual. O perdão é maior do que a mágoa e liberta dela. O perdão traz cura enquanto a mágoa adoece. O perdão faz uma faxina na mente enquanto a mágoa polui a mente. O perdão restaura a alma enquanto a mágoa afunda a alma no atoleiro do ódio. O perdão é obra da graça e não fruto de uma personalidade dócil. O perdão é obra de Deus em nós que traz benefícios para nós e para as pessoas ao nosso redor.
Pense nisso!
Perdão é, por definição, dádiva, graça, favor.
Não existe “obrigação de perdoar” nem “direito de ser perdoado”. Não existe “orgulho por perdoar” nem “orgulho por pedir perdão” O que existe é o dever de não causar dano ao outro. O que existe é a consequência de um estrago feito.

Soli Deo Gloria!
Israel Reis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário