terça-feira, 11 de junho de 2019

A TENTAÇÃO NO DESERTO
Israel Reis
"E Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto; E quarenta dias foi tentado pelo diabo, e naqueles dias não comeu coisa alguma; e, terminados eles, finalmente teve fome. E disse-lhe o diabo: Se tu és o Filho de Deus, dize a esta pedra que se transforme em pão. E Jesus lhe respondeu, dizendo: Está escrito que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus" (Lc 4.1-4 ACF)

• " Evidentemente a Tentação de Cristo abrangeu todos os 40 dias de seu jejum (Mt 4.2). Tanto Mateus quanto Lucas fazem um relato condensado de apenas três tentações específicas. Lucas inverte a ordem das últimas duas tentações em relação ao texto de Mateus. Lucas ocasionalmente ordena o material de modo lógico em vez de cronológico. Lucas pode ter tido algum propósito em fazer isso aqui, talvez para que a finalização do seu relato sobre a tentação de Jesus se desse no tempo de Jerusalém (Lc 4.9), um lugar muito importante na narrativa de Lucas" (Jonh MacArthur).
● O texto que narra a tentação de Jesus no deserto é muito conhecido de todos. No entanto, temos nele pequenos detalhes que passam despercebido de muitos leitores. Jesus passa por grandes tentações e vence todas, sendo, assim, o nosso exemplo maior de como passar pelas tentações do inimigo e também sermos vitoriosos. Mas o que Jesus fez de tão especial que fez Dele um vitorioso? Aprender essa três coisas irá nos levar a grandes vitórias todos os dias!
● As 3 coisas que Jesus fazia para vencer as mais difíceis tentações
1°) Jesus estava cheio do Espírito Santo
Salta aos olhos o trecho da narrativa feita por Lucas da tentação de Jesus no deserto: “Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi guiado pelo mesmo Espírito, no deserto” (Lucas 4:1). Jesus não estava 30% cheio, só um pouquinho cheio, de vez em quando cheio. Jesus estava plenamente cheio do Espírito e o tempo todo. Isso faz muita diferença na vida do crente! Estar cheio do Espírito é ser guiado por Ele no dia a dia, é ter relacionamento com Ele, é ter santidade na vida, prática da palavra do Senhor! São coisas onde os crentes muitas vezes falham terrivelmente e, por isso, não é de se admirar que caiamos em tantas tentações! Jesus mostra que vencer as tentações é algo que fazemos quando estamos cheios do Espírito Santo!
Você está cheio do Espírito Santo agora para enfrentar as tentações que os inimigos vão lançar sobre você essa semana?

2°) Jesus estava andando no propósito de Deus
Observe nesse mesmo versículo que citamos acima o trecho: “…foi guiado pelo mesmo Espírito, no deserto” (Lucas 4:1). Jesus estava no deserto pela vontade de Deus, guiado pelo Espírito Santo. Quem gostaria de estar em um deserto sendo filho de Deus e sabendo que existem lugares muito melhores para se estar? Jesus mostra que estava na total dependência de Deus ali! Estava jejuando e sendo levado para passar por momentos difíceis, mas não era isso que importava, mas sim fazer o que Deus desejava. Isso faz muita diferença. Ser guiado pelos propósitos de Deus nos levará sempre ao caminho que Deus quer para nós, ainda que difícil. O grande porém é que quando guiados por Ele somos fortalecidos, ao passo que longe dos caminhos do Senhor, mesmo que estejamos em “bons lugares” agradáveis ao nosso coração, estaremos enfraquecidos e vazios do Espírito Santo; seremos uma presa fácil para o tentador! Cairemos diante dele!
O caminho que você está trilhando agora em sua vida é a vontade de Deus? Está nesse momento certo de que tem vivido nos caminhos que o Senhor quer para sua vida?

3°) Jesus estava com a Palavra de Deus no coração
Chama muita atenção nas tentações lançadas pelo diabo que ele buscava os pontos de fragilidade de Jesus naquele momento (fome) e também os desejos do coração humano (poder e glória), no entanto, a reação de Jesus (que estava cheio do Espírito e andando no propósito de Deus) foi combater a tentação com a palavra de Deus! Em uma das investidas do maligno Ele disse: “Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem” (Lucas 4:4). Isso nos diz muito sobre a importância de estudar a Bíblia, de conhecê-la, de memorizá-la, de investir tempo no estudo dela, de amá-la de fato e de verdade! Muitos estão caindo diante do inimigo porque não investem tempo no conhecimento da Palavra do Senhor! Jesus mostrou que a Bíblia é uma espada afiada para acabar com o inimigo! Mostrou também que alguém cheio do Espírito Santo e guiado por Deus sempre amará a Bíblia, confiará nela, a terá em seu coração e por fim a usará para obter vitória nas tentações!
Como anda sua relação com a Bíblia agora? Você é capaz de usá-la como uma espada afiada para vencer as tentações do inimigo contra sua vida? Concluímos, então, nesse breve estudo, que a vitória está à disposição de todos os servos de Deus, mas ela não vem sem luta. Jesus não se sentou à beira de uma piscina e ficou esperando a vitória chegar! Ele teve que se dedicar, ter intimidade com Deus, crer e aceitar ser guiado pelo vontade do Senhor mesmo em lugares difíceis; ler, aprender, memorizar a Palavra! Tudo isso tem custo, tem preço a pagar, tem esforço a ser empregado! Quer vencer? Pague esse preço! (André Sanchez)

Conclusão
O próprio Deus jamais é o agente da tentação (Tg 1.13), mas aqui, assim como no livro de Jó, Deus usa até mesmo a tentação satânica para servir a seus propósitos soberanos. Cristo foi tentado em todos os aspectos cf. (Hb 4.15; 1Jo 2.16); Satanás o tentou com a concupiscência da carne (Lc 4.2-3), a concupiscência dos olhos (Lc 4.8-9), e a soberba da vida (Lc 4.5-6).
A TENTAÇÃO, SUA NATUREZA E COMO VENCE-LÁ
As três tentações de Jesus :
a) As da carne, a satisfação ilícita dos apetites , ou do EU cf. (Gl 5.19-21), vencidas pela renúncia (Rm 12.1; Cl 3.5-10; 1Pe 2.11)
b) As do mundo, o apelo à glória ilícita ou a vaidade cf.  (1Jo 2.15-16), vencidas pelo repúdio e a fuga (1Tm 6.11)
c) As do Diabo, O desejo do poder ilícito, ou ser como deuses cf. (Gn 3.5; Tg 4.12-15), vencidas pela resistência e a vigilância cf. (1Pe 5.8-9).
• O homem não viverá só de pão, mas de toda palavra que sai da boca do SENHOR viverá o homem! Jesus cita (Dt 8.3), ao enfrentar a tentação de Satanás:
a) Jesus está dizendo que tudo o que é importante na vida depende de Deus e da sua vontade (Jo 4.34). Esforçar-se por sucesso, felicidade ou coisas materiais, a parte do caminho e propósito de Deus, levará à amarga desilusão e terminará em fracasso.
b) Jesus salienta essa verdade ao ensinar que devemos buscar em primeiro lugar o reino de Deus (o governo, atividade e poder de Deus em nossa vida).
Somente então é que outras coisas necessárias serão concedidas, de acordo com a sua vontade e propósito (Mt 5.6; 6.33).

● Satanás tentou Adão e Eva no Jardim No Éden e tentou Jesus no deserto. O Diabo é um ser real um anjo caído e maligno. Ele luta constantemente contra a obra de  Deus cf. (1Ts 2.18), e contra aqueles que seguem e obedecem ao Senhor. Jesus foi o principal alvo das tentações do Diabo. ELE deve sucesso contra  Adão e Eva, e esperava ser bem-sucedido Em sua investida contra Jesus, MAS foi frustrado. cf. (Cl 2.15).
Conhecer e obedecer a Palavra de Deus é uma arma eficaz contra a tentação; a única arma ofensiva na armadura do cristão (Ef 6.17). Jesus usou as ESCRITURAS para contra-atacar Satanás, E você também pode fazê-lo. Mas para usar essa arma
eficazmente, você deve ter FÉ nas promessas de Deus, Porque Satanás também conhece a Palavra e é perito em distorcê-la, para alcançar os seus propósitos. Obedecer as ESCRITURAS e mais importante do que simplesmente citar um versículo.

Medite diariamente nas ESCRITURAS e aplique a PALAVRA a sua vida. Assim a sua ESPADA estará sempre afiada.
• Concluímos que as armas e o poder para o combate vêm do ESPÍRITO  e da PALAVRA DE DEUS cf. (Lc 4.4,8,12). O contexto de Deuteronômio que Jesus cita (Dt 8.3; 6.13; 10.20; 6.16), frisa a completa dependência do homem para com o Senhor. Sem sua bênção, a fartura material de nada adianta.
Se Jesus pudesse ceder à tentação, Deus estaria errado naquilo que previu e anunciou aos profetas, isto é, que Jesus certamente morreria na cruz (Gn 3.15; Is 53.7-9; Mt 25.34; Rm 16.20; Ef 1.4-5; 1Pe 1.19-20), mas um Deus Onisciente não pode está errado naquilo que sabe. Foi o próprio Jesus quem disse aos discípulos que tudo o que dEle foi escrito, teria seu cumprimento incondicional (Lc 24.44). Vale salientar ainda que Jesus veio decidido a morrer pelos pecadores ainda na eternidade (Ap 13.8), ou seja ele veio para cumprir o que havia sido acordado pela Santíssima Trindade e, dessa forma, deveria sempre estar em harmonia com a mesma e não em desacordo, pois, Deus não se contradiz. (Israel Reis)
Pense nisso!
"Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado" (Hebreus 4.15 ACF)
Certamente Isso é uma lição implícita na história da tentação. De quão pouco nos valemos da imensidade do poder que nos é oferecido! Mas que ninguém pense que o poder espiritual genuíno pode ser obtido sem RENÚNCIA. A vida de Jesus foi um exemplo disso.
"Sujeitai vós mesmos, pois, a Deus. Resisti ao Diabo, e ele fugirá para- longe- de vós" (Tiago 4.7 LTT)
Soli Deo Gloria!
Israel Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário