O VERBO E A CRIAÇÃO
Em (João 1:1-2), escrito está:
1-No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
2-Ele estava no princípio com Deus.
Existem dois princípios distintos contidos nos dois primeiros versos do Evangelho de João:
Em (João 1:1), está o "Princípio Absoluto" ou da "Paternidade". Este princípio está inserido na eternidade, onde conhecemos as três "Dispensações Bíblicas" reveladas pelo Apóstolo Paulo.
Em (João 1:2), está o "Princípio da Biogênese". Este versículo é a mesma coisa que (Gênesis 1:1). Já no começo do seu Evangelho, João denomina Jesus como o "Verbo".
Verbo (Grego) - Logos
Logos é a Palavra proferida a viva voz; aquilo que é declarado, falado.
Jesus Cristo é a essencial "Palavra de Deus", Ele tem o poder pessoal em unidade com Deus; Ele é a causa de toda vida no mundo.
Antes do tempo (Chronus) existir, Cristo já existia com Deus, Ele é o Logos, Ele é a Palavra; Ele é a multiforme "Sabedoria de Deus".
Leia todo "Provérbios 8".
Ele é o "Verbo de ação do Pai"; Ele é a "Palavra Profética do Pai".
Em (Colossenses 1:17), escrito está:
"E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele".
Por causa da existência do "Corpo de Cristo", hoje, Deus é Espírito e Carne, antes da sua encarnação no ventre de Maria, Ele era somente Espírito na eternidade passada.
Na mente grega o termo "Logos" expressava o controle criativo e os conceitos de raciocínio.
A raiz, o cerne do conceito de "Logos" é a "Revelação".
Isto tudo se aplica a Jesus, pois Ele é tudo o que Deus é e sua plena expressão entre os homens.
Em (João 1:14), escrito está:
"E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade".
Neste versículo, Jesus, o "Verbo", aparece como Deus em plena comunhão com o Pai, porém distinto do Pai. O "Verbo" era Deus , isto é, idêntico a Deus em toda a sua existência.
Todas as vezes que o "Verbo" saía do seio do Pai, Ele se manifestava: como Anjo; como Rocha; como Fogo; como Nuvem; como Palavra; mas agora é revelado em carne, revelado como o "Filho do Homem".
Antes não possuía corpo físico, somente Espírito, mas agora o "Filho" tem um corpo e o Pai resolveu revelar-se por meio do Filho.
Por meio do Filho o Pai será conhecido, e com o corpo do Filho o Pai habitará na sua "Imagem" que foi criada antes do homem existir.
Em (Gênesis 1:26), escrito está:
"E disse Deus: Façamos o homem à nossa "imagem", conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra".
Em (João 17:4-5), escrito está:
4-"Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer.
5-E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse".
Nenhum comentário:
Postar um comentário