quinta-feira, 18 de agosto de 2022

                                       O CÓDIGO DO GETSÊMANI

VOCÊ ACHA MESMO QUE O GETSÊMANI É UM JARDIM? ENTÃO VAMOS ANALISAR.
Jesus está lá no Getsêmani, porque Ele foi chorar ali? Porque Ele foi orar ali? Porque lá no Getsêmani Jesus suou sangue? Gotas de sangue que caíram até o chão.
Porque não podia ser em outro lugar?  Tinha tanto lugar mais bonito ,tanto lugar mais interessante em Jerusalém; porque Ele vai fazer tantos momentos importantes e finais no Getsêmani?  

O  GETSÊMANI NÃO É UM JARDIM
O jardim na perspectiva oriental é outra coisa, é basicamente o que chamamos de "Pomar", é um lugar produtivo. Todo jardim bíblico é um lugar produtivo, onde vai ter uvas, azeitonas, tâmaras, etc..., onde eles irão poder colher e fabricar alguma coisa com eles.
É também um "Pomar" que tem ao lado ou dentro dele uma fábrica.
O Getsêmani era um pomar de árvores de "Azeitonas de Oliveiras", e ali neste pomar existia uma prensa, uma fábrica. O Getsêmani na verdade é em hebraico:

"GET SHIMANI" que quer dizer "PRENSA DE AZEITE".
O Getsêmani nada mais é que um grande pomar que ocupava todo o Monte das Oliveiras , e lá embaixo no pé do monte existia uma "Prensa de Azeite".
Então agora já entendemos que o Getsêmani não é um jardim. A Cultura Judaica já nos ajudou numa outra visão do que realmente é o Jardim do Getsêmani.

MAS PORQUE JESUS FOI ORAR ALI? PORQUE ALI JESUS SUOU SANGUE?
Estas são perguntas que precisamos responder, são perguntas que precisamos saber.
Vejamos em "Lucas 22:44"; onde escrito está:
"E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se como grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão".

O QUE ACONTECE ALI NO GETSÊMANI?
Eles pegavam todas as azeitonas que estavam no alto do monte, iam colhendo quando estava na época da colheita, desciam com todas estas azeitonas para a "Prensa de Azeite", para a fábrica, e ali começavam o processo das azeitonas, elas passariam por um processo.
A azeitona é um dos alimentos mais completos do mundo porque ela tem vários níveis de aproveitamento. Veja que interessante:
No primeiro processo, eles enchiam sacos com as azeitonas, colocavam os sacos empilhados em cima de outros, isto é, azeitonas em cima de azeitonas, sacos em cima de sacos várias vezes; isto fazia um peso natural sobre as azeitonas e elas começavam a "Sangrar", este era o nome do processo chamado de "Sangria"
O azeite que era o caldo destas azeitonas era um processo chamado de "Natural". Este processo "Natural" era necessário por um motivo muito importante:
O fato delas estarem umas em cima das outras sem nenhuma pressão externa, fazia com que elas soltassem da sua carne um óleo. Eles pegavam este óleo, este azeite que era o melhor azeite, o mais puro, o mais fino, o mais delicado, o mais saboroso, o mais importante, aparavam este azeite que era chamado de "Azeite de Primícias", levavam este azeite para um lugar que estava bem de frente para o Getsêmani, que era o "Templo" que fica bem em frente ao Getsêmani.
Este primeiro azeite ou "Azeite de Primícias" seria utilizado a acender a "Menoráh do Templo",  o "Candelabro do Templo".
Depois pegavam estes sacos, colocavam as azeitonas numa prensa, colocavam um peso sobre elas, começavam a rodar esta prensa em cima destes sacos de azeitonas, cada vez colocavam mais peso e mais peso e cada vez sai um tipo de azeite.
Olha que interessante:
Depois que sai o "Azeite de Primícias", peso de carne sobre carne das azeitonas, colocavam este peso em cima para prensar e saia o "Segundo Azeite" que era um azeite que servia para "alimento". Este também era um azeite muito caro
Depois as azeitonas voltavam para a prensa, esmagavam mais, colocavam mais peso sobre elas, giravam mais a prensa e saia um "Terceiro Azeite". Este já não era tão bom assim para se usar como alimento, era menos puro, precisou de mais pressão, já estava misturado com bagaço e este azeite era levado para "ungir feridas", este azeite era utilizado para cura.  
Colocavam novamente outro peso, giravam a roda da prensa, esmagavam mais ainda estas azeitonas e saia dali mais um tanto de azeite, Este resto de azeite também não dava mais para usar como alimento, mas já dava para ser usado em outra situação.
Faziam sabão ou "Sabonete de azeite de oliveira", para "lavar e limpar".
Mas ainda tinha mais um bagaço destas azeitonas; dava para esmagar mais? Dava sim. Dava para colocarem mais peso sobre elas? Dava sim. Colocavam mais pressão, giravam novamente a roda da prensa, e por fim saia o último exprimido óleo e este seria usado nas lamparinas para "alumiar as casas".
Lamparinas de barro, feitas de cerâmica, colocavam o azeite dentro e ai se utilizava  este último azeite nas lamparinas.  
Aqui iremos entender de uma vez por todas, porque Jesus suou sangue no Getsêmani e porque tinha que ser no Getsêmani e porque o suor de Jesus eram gotas como de sangue.

JESUS ESTÁ NA "PRENSA DO AZEITE", ESTÁ NA "FÁBRICA DE AZEITE".  
"Prensa de Azeite", o "Get Shimani", está bem na frente do Templo.
Quando Jesus vai orar e aceita tomar o "Cálice da redenção" , que agora sabemos o que é, Jesus aceita derramar seu sangue por toda a humanidade.
Jesus aceita um contrato, Ele aceita um acordo, só que, para que aquilo fosse aceito como pureza, como puro por Deus, precisaria ser como "Primícias", o primeiro azeite era "Azeite de Primícias". O primeiro azeite tinha que ser de uma azeitona sobre outra azeitona.
Quando Jesus está ali orando, aceitando este cálice, Ele está aceitando sobre o seu corpo que representa a carne desta azeitona, Ele está na realidade aceitando a carne de todas as azeitonas do mundo, de todas as pessoas do mundo sobre a carne Dele.
Esta era a pressão que Ele estava sofrendo ali naquele momento, por isso o versículo fala que Jesus começa a orar com mais intensidade, por causa da pressão natural da humanidade sobre ele, conforme "Lucas 22:44", onde escrito está:
"E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se como grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão".
E Ele ali, diante do Templo, entregando o seu sangue como primícias para o Templo.
Em 1° Coríntios 15:20, escrito está:
"Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem".

PRIMÍCIAS" = "PRIMEIROS FRUTOS"
Aqui está falando de colheita, lembre que a azeitona faz toda a colheita, leva para o Getsêmani, e de lá tira o "PRIMEIRO FRUTO", as "Primícias" para levar para o céu, para levar ao Templo, para levar para a Menoráh (Candelabro). Jesus é as "Primícias" dos que dormem.
Por isto foi necessário sentir esta pressão toda; que Ele suasse sangue, e este sangue primeiro foi derramado ali no Getsêmani, onde Jesus toca o chão , Ele toca o Templo.
Quando Jesus derrama o seu sangue ali, Ele toca o Templo, Ele toca Deus.
E assim sucessivamente o sangue de Jesus vai sendo derramado por toda Jerusalém.
Em cada lugar que o sangue de Jesus toca; toca uma área da vida, uma área política, uma área social.
Quando Jesus é açoitado pelo exército romano, Ele toca os gentios (todos), quando Jesus é levado para a casa de Caifás, o sangue Dele toca todo o sistema político e assim sucessivamente o sangue de Jesus vai tocando todas as áreas durante toda a trajetória Dele, depois do Getsêmani, naquele momento.
Neste momento o sangue de Jesus toca o Templo, depois Jesus como aquela azeitona que é mais exprimida durante todo este processo que irá sofrer até a cruz, sendo exprimido, Ele vai tocando todas as áreas de Jerusalém.
Quando Ele é mais exprimido torna-se o "nosso alimento"; quando Ele é mais exprimido, Ele se torna a "nossa cura", da mesma forma como o processo das azeitonas; quando Ele é mais exprimido torna-se o "sabão que nos limpa"; quando Ele é mais exprimido pode-se colocá-lo como as "lamparinas", porque "Ele é a luz que nos ilumina".
Jesus é as "Primícias" dos que dormem porque nós ressuscitaremos com Ele. Jesus é a minha e a sua ressurreição, agora conseguimos entender porque: Quando colocamos o "Hebraico", a "Cultura Judaica", o "País Israel", a cara real do "Jesus judeu"; quando colocamos todos estes elementos, começamos a entender porque no Getsêmani, porque o cálice, porque o suar sangue.
Quando colocamos os quatro elementos juntos: a "Cultura Judaica"; a "língua hebraica"; a "história do povo judeu" e o "país Israel" temos as "Quatro dimensões da Bíblia".
Estudando assim, nunca mais veremos a Bíblia como vimos até os dias atuais.
Estes quatro elementos juntos, nos trazem um novo holograma da Bíblia e quando o sangue de Jesus toca a Menoráh (Candelabro), Ele se torna luz, não apenas para o Templo, mas para todas as nações da terra.
KARLA DAMASCENO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário