sexta-feira, 31 de maio de 2019

O PERDÃO

"Ao Senhor, nosso Deus, pertencem a misericórdia, e o perdão; embora tenhamos nos rebelado contra Ele" (Daniel 9.9)
O perdão jamais é merecido; é um ato de misericórdia. O perdão é conceder graça a quem merece juízo. Perdoar é apagar a dívida de quem não pode quitá-la. Perdoar é não atribuir mais culpa a quem é culpado. Perdoar é não cobrar mais a dívida de quem é devedor. Perdoar é lembrar sem sentir dor. O perdão é terapêutico para quem concede e para quem recebe. O perdão é a assepsia da alma, a cura das emoções, a saúde do corpo!
● "Jesus, o Filho de Deus foi preso no Getsêmani. Seus discípulos o abandonaram. Foi humilhado e escarnecido. Suas vestes foram rasgadas e seu corpo foi dilacerado com golpes cruéis que rasgaram sua carne. Os soldados cravaram-lhe na cabeça uma coroa de espinhos e ele foi sentenciado à morte, carregou, sob os gritos de uma multidão sedenta de sangue, uma pesada cruz pela cidade de Jerusalém. No topo do Calvário, suas mãos e pés foram pregados naquele leito vertical da morte. Foi suspenso entre a terra e o céu, sofrendo dores terríveis. Os que viam sua dor, ainda zombavam dele. É nesse clima de horror que Jesus orou ao Pai: “Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem”. Jesus perdoa aqueles que são cruéis. Ele perdoa exatamente no momento em que está sendo alvo da crueldade mais implacável. Você também pode perdoar. Jesus é o seu exemplo e dele vem o poder para você perdoar. O perdão liberta. O perdão cura. O perdão restaura. O perdão precisa ser imediato, incondicional e de todo o coração". (Hernandes Dias Lopes)
● O perdão é sobretudo a cura de nossas feridas, fazer nosso eu interior se sentir bem.
Só podemos perdoar de forma sincera através da ajuda indispensável de Deus. O negócio é não tentar praticar o perdão da “boca pra fora”, porque não tem nenhuma validade, afinal, Deus só se interessa pelo nosso coração. Se o amor perdoador de Cristo foi sacrificial – ele se deu por nós, da mesma forma o nosso amor deve se expressar dando-nos, em amor, por aquele que nos ofendeu.
"Um dos segredos de uma vida longa e frutífera é perdoar tudo a todos, todas as noites, antes de ir para a cama." (Ann Landres)
Quando perdoamos, nós nos aproximamos de Deus e isso nos traz paz, saúde física, mental e espiritual. Por isso, se você foi ferido ou magoado por alguém e ainda não perdoou, tome coragem e procure essa pessoa o quanto antes (se for preciso). Deus se agradará de você e te trará para mais perto Dele!
● Do cap 42 ao 50 de Genêsis - José tem seus irmãos na mão para se vingar, dar o troco, acertar as contas, mas ele prefere Perdoar, pagar o mal com bem, agir com graça...
● Quando Jacó morreu, os irmãos de José pensaram, agora ele vai se vingar e será o nosso fim. O que José respondeu, vocês estão perdoados (Gn 50.19-21).
"José reafirma perdão e bondade a seus irmãos. Então, tendo os irmãos de José visto que seu pai já estava morto, disseram: Porventura nos odiará José e certamente nos retribuirá todo o mal que lhe fizemos. 
Portanto, mandaram dizer a José: Teu pai ordenou, antes da sua morte, dizendo: Assim direis a José: Perdoa, rogo-te, a transgressão de teus irmãos, e o pecado deles, porque te fizeram mal; agora, pois, rogamos-te que perdoes a transgressão dos servos do Deus de teu pai. E José chorou quando eles lhe falavam. Depois vieram também seus irmãos, e prostraram-se diante do seu rosto, e disseram: Eis-nos aqui por teus servos. E José lhes disse: Não temais; PORVENTURA ESTOU EU EM LUGAR DE DEUS? (Gn 50.15-19 LTT)

“E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores” (Mt 6.12 - ACF)
‹‹Não perdoar, é como tomar veneno e esperar que o próximo morra››
Pense nisso!
Perdoar é uma necessidade imperativa. Quem não perdoa não pode orar a Deus nem ofertar a ele. Quem não perdoa não pode ser perdoado por Deus nem desfrutar de paz interior. Quem não perdoa vive flagelado pelo chicote da culpa. O perdão não é opção; é necessidade. O perdão não é fácil, mas é vital se se quer ter saúde emocional e vigor espiritual. O perdão é maior do que a mágoa e liberta dela. O perdão traz cura enquanto a mágoa adoece. O perdão faz uma faxina na mente enquanto a mágoa polui a mente. O perdão restaura a alma enquanto a mágoa afunda a alma no atoleiro do ódio. O perdão é obra da graça e não fruto de uma personalidade dócil. O perdão é obra de Deus em nós que traz benefícios para nós e para as pessoas ao nosso redor.
● Philip Yancey em seu livro "Maravilhosa Graça" diz: “O perdão é a única alternativa que pode deter o ciclo do ódio, da culpa e da dor”.
Perdoar é reconhecer que só Deus tem o direito de julgar. (Rm 12.19) José disse aos seus irmãos: "Porventura eu estou no lugar de Deus?". 
“E José lhes disse: Não temais; porventura estou eu em lugar de Deus?” (Gn 50.19 - ACF)

"Então, havendo vindo a Ele, Pedro disse: "Ó Senhor, até quantas vezes pecará contra mim o meu irmão e eu lhe perdoarei? Até sete vezes?" Diz-lhe Jesus: Não te digo que 'até sete vezes' mas 'até setenta vezes sete vezes' " (Mateus 18.21-22)
Soli Deo Gloria!
Israel Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário