Israel Reis
"Eis que a virgem terá filho no seu ventre, e dará à luz um filho, e chamarão o nome dEle de EMANUEL que é, sendo traduzido: Deus conosco" (Mateus 1.23 LTT)
● José, que foi quem recebeu a orientação do anjo, entendeu claramente que Emanuel não seria usado como nome próprio de Jesus. Fica claro que a orientação do anjo quanto ao nome próprio é que seria Jesus. O nome Emanuel, que em hebraico significa “Deus conosco” está ligado a missão de Jesus, a Sua pessoa e obra. Jesus (que é Deus) seria Deus em nosso meio, nasceria para realizar um feito incrível! Essa é a indicação do significado da citação de que Ele seria chamado de Emanuel. Uma caracterização aplicado ao Messias, nascido da virgem, (Mt 1.23, Is 7.14), porque Jesus era Deus unido com o homem, demonstrando que Deus estabeleceu habitação entre nós. "Emanuel", significando "o Deus que está (corporalmente) conosco.
Introdução
Jesus seria chamado de Emanuel DEUS CONOSCO ou DEUS ESTÁ CONOSCO, como fora predito pelo profeta Isaías (Is 7.14). Jesus era Deus em carne; deste modo, Deus estava literalmente entre nós, CONOSCO. Pelo Espírito Santo, Cristo está presente hoje, na vida de cada CRISTÃO. Talvez nem mesmo o próprio profeta Isaías tenha compreendido, completamente, a dimensão do significado do termo EMANUEL.
● A encarnação do Verbo de Deus é o maior mistério da história. Deus se fez homem. O Eterno entrou no tempo. Aquele que nem o céu dos céus podia contê-lo foi enfaixado em panos e deitado numa manjedoura. O Rei dos reis se fez servo. E tudo isso, por amor a nós. Ele desceu das alturas para nos elevar às alturas. Ele se fez filho do Homem para nos fazer filhos de Deus.
1. O nome Emanuel aparece 3 vezes no texto bíblico.
2. Foi primeiramente usado pelo profeta Isaías para designar o futuro Messias de Israel (Is 7.14 e 8.8).
3. Aparece uma vez no Novo Testamento, em Mt 1.23.
4. Trata-se de uma (caracterização), realmente maravilhoso e exuberante.
5. Ele alude à Encarnação do Filho de Deus, um dos grandes mistérios da Bíblia.
6. O Deus Filho veio a este mundo e nasceu como qualquer criança.
7. O Todo-poderoso assumiu a fragilidade da natureza humana para resgatar os homens de seus pecados.
8. Emanuel significa Deus conosco, oferecendo-nos perdão.
9. Emanuel significa Deus conosco, oferecendo-nos paz.
10. Emanuel significa Deus conosco, oferecendo-nos alegria.
11. Emanuel significa Deus conosco, oferecendo-nos graça suficiente.
12. Emanuel significa Deus conosco, oferecendo-nos provisão diária e permanente.
13. Emanuel significa que Deus entende nossas fraquezas, pois Ele passou por este muito e sentiu fome, sede, cansaço e agonia.
14. Emanuel significa que Deus se importa conosco.
15. Emanuel significa que Deus jamais nos abandonará.
● É de toda importância o nascimento virginal de Jesus. Para que o nosso Redentor pudesse expiar os nossos pecados e assim nos salvar. Ele teria que ser numa só pessoa, tanto Deus como homem impecável cf. (Hb 7.25-26).
● O nascimento virginal de Jesus satisfaz essas duas exigências:
1°) A única maneira de ELE nascer como homem era nascer de uma mulher. E só o filho do homem pode aspergir sangue, Porque DEUS É ESPÍRITO cf. (Jo 4.24; 1Tm 6.15,16). E sem derramamento de sangue NÃO HÁ REMISSÃO DE PECADOS cf. (Hb 9.22).
Hb 9:22 "SEM DERRAMAMENTO DE SANGUE NÃO HÁ REMISSÃO (do pecado)": cada pecado tem que ter sua expiação, nenhuma expiação é possível sem derramamento do sangue.
2°) A única maneira de Ele ser um homem Impecável era ser concebido pelo Espírito Santo (Jo 1.20; Hb 4.15).
3°) A única maneira de Ele ser deidade, era ter Deus como seu pai. A concepção de Jesus, portanto, não foi por meios naturais, mas sobrenaturais, daí, o Santo:
"E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus" (Lucas 1.35).
Por isso, Jesus Cristo nos é revelado como uma só pessoa Divina, com duas naturezas: DIVINA E HUMANA, MAS IMPECÁVEL.
4°) Por ter vivido como ser humano, Jesus se compadece das fraquezas do ser humano cf. (Hb 4.15-16). Como o Divino filho de Deus, Ele tem poder para libertar o ser humano da escravidão do pecado e do poder de Satanás cf. (At 26.18; Cl 2.15; Hb 2.14, Hb 4.14-15, Hb 7.25). Como ser Divino e também homem Impecável, Ele preenche os requisitos como sacrifício pelos pecados de cada um, e também como Sumo Sacerdote, para interceder por todos o que por Ele aproximam-se de Deus cf. (Hb 2.9-18; Hb 5.1-9; Hb 7.24-28; Hb 10.4-12).
Conclusão
Jesus é totalmente Deus e totalmente homem, e o fato de sua encarnação é de extrema importância. Ele viveu uma vida humana, mas não possuía uma natureza pecaminosa como nós. Ele foi tentado, mas nunca pecou (Hebreus 2:14-18; 4:15). O pecado entrou no mundo através de Adão, e a natureza pecaminosa de Adão foi transferida para cada bebê nascido no mundo (Romanos 5:12) exceto para Jesus. Porque Jesus não teve um pai humano, Ele não herdou uma natureza pecaminosa. Ele possuía a natureza divina do Pai Celestial.
Jesus teve que atender a todas as exigências de um Deus santo antes que pudesse ser um sacrifício aceitável para o nosso pecado (João 8:29; Hebreus 9:14). Ele teve que cumprir mais de trezentas profecias sobre o Messias que Deus, através dos profetas, havia predito (Mateus 4: 13-14; Lucas 22:37; Isaías 53; Miqueias 5:2).
Desde a queda do homem (Gênesis 3:21-23), a única maneira de sermos justificados diante de Deus é o sangue de um sacrifício inocente (Levítico 9: 2; Números 28:19; Deuteronômio 15:21; Hebreus 9:22). Jesus foi o último e perfeito sacrifício que satisfez de uma vez por todas a ira de Deus contra o pecado (Hebreus 10:14). Sua natureza divina tornou-o apto para o trabalho de Redentor; o seu corpo humano forneceu o sangue necessário para redimir. Nenhum ser humano com uma natureza pecaminosa poderia pagar tal dívida. Ninguém mais poderia satisfazer os requisitos para se tornar o sacrifício pelos pecados de todo o mundo (Mateus 26:28; 1 João 2:2). Se Jesus fosse meramente um homem bom como alguns afirmam, então Ele tinha uma natureza pecaminosa e não era perfeito. Nesse caso, a sua morte e ressurreição não teriam poder para salvar ninguém.
Porque Jesus era Deus na carne, só Ele poderia pagar a dívida que devemos a Deus. A sua vitória sobre a morte e a sepultura conquistou a vitória para todos que põem sua confiança nele (João 1:12; 1 Coríntios 15: 3-4,17).
● Aquele menino que foi envolto em panos e deitado na manjedoura é o Rei da glória; aquele que cresceu em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens é o que mediu as águas dos mares na concha da sua mão. Aquele que trabalhou com as mãos calejadas na carpintaria de Nazaré é o mesmo que mediu o céus a palmos e espalhou as estrelas no firmamento. Jesus é a última palavra de Deus aos homens. Ele é o Filho de Deus, o herdeiro de Deus, o criador do universo. Ele é a síntese de todo o fulgor de Deus, a exegese de Deus, o único que pode purificar-nos de todo o pecado. Ele está entronizado acima dos querubins e recebeu o nome que está acima de todo nome! (Hernandes Dias Lopes)
Solus Christus!
Israel Reis
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