sexta-feira, 21 de maio de 2021

 

O ESTUDO BÍBLICO PROFUNDO E DE QUALIDADE TEM QUE SER FEITO EM QUATRO  DIMENSÕES 
                                
No Livro de Provérbios 25:2, escrito está:
"A glória de Deus está nas coisas encobertas; mas a honra dos reis, está em descobri-las".

O Hebraico conta a história por trás da história. A Bíblia é cheia de códigos, os quais  cabe as nós descobri-los, e para isto, precisamos estudar a Palavra através de 4D, das quatro dimensões, quatro pilares e este estudo é fantástico.

As quatro dimensões da Bíblia são:
1-Estudo através do Hebraico;
2-Estudo através da Cultura Judaica;
3-Estudo através da História de Israel e,
4-Estudo através da História da humanidade.

Na Bíblia tem algumas coisas interessantes como por exemplo:
Porquê Jesus sempre chamava às pessoas para se "ASSENTAR" sobre a terra. Sempre quando Jesus estava no deserto, na Judéia, na Galiléia, no Monte das Bem aventuranças, ou em algum outro lugar, Ele tinha um chamado muito interessante pedindo para que as pessoas se assentassem sobre a terra. Porquê?

Temos que nos "assentar" para poder aprender e compreender as Escrituras Sagradas, porque tudo o que Jesus fez durante o seu Ministério foi ensinar as pessoas.
Quando nos assentamos, estamos dizendo a nós mesmos, estamos mandando uma mensagem ao nosso cérebro que deixaremos as coisas ao nosso redor para lá, deixaremos o nosso celular, a nossa televisão, deixaremos tudo, porque temos que estar dispostos e concentrados no estudo que iremos fazer, não nos importando com as coisas que estão ao nosso redor.
Estar no chão, na terra cria uma conexão com o planeta que Deus criou para nós.
Lembra quando Deus criou Adão? Quando Deus cria Adão, Ele vai lá na terra, pega do pó da terra criar Adão; e Jesus muitas vezes quando ia ensinar algo as pessoas, Ele convidava as pessoas para se assentarem, para que se conectarem com esta terra que Ele criou. E quando nos assentamos e deixamos tudo ao nosso redor, tudo o que pode nos tirar a nossa atenção, a nossa concentração, estamos prontos para nos conectar com a Palavra de Deus, para vermos o que Jesus têm a nos falar, a nos ensinar e o que a Palavra de Deus tem para mim.

YESHIVA=ASSENTAR

A palavra hebraica que é dada para as escolas lá em Israel até os dias de hoje, mas não qualquer escola, mas aquelas escolas que tratarão do estudo bíblico para crianças desde a sua mais tenra idade, jovens, adolescentes e até adultos em Israel, onde irão ensinar a Torah, onde irão ensinar as escrituras é chamada de "IESHIVA", que significa em hebraico "ASSENTAR".

Se formos hoje a Israel e formos ao Muro das Lamentações veremos bem em frente ao muro, uma grande escola que forma rabinos e mestres em Israel, tem um nome bem grande escrito na frente dela em letras bem grandes "IESHIVA", que na realidade é um grande convite de Jesus para assentar-se e desconectar-se, principalmente das coisas que podem nos distrair, de coisas que venham a entrar na nossa mente e que nos tragam preocupações a nossa mente no momento que estamos estudando a Palavra de Deus.
Temos que cortar todas estas coisas quando nos propusermos a assentar-se para meditar na Palavra de Deus. 
Temos que entrar no estudo da Palavra totalmente compromissado com o que iremos aprender, temos que entrar totalmente de cabeça, com o nosso corpo, com a nossa alma e com todo o nosso ser quando vamos estudar a Palavra.
Quando iremos estudar à Palavra nas  4 dimensões, temos que romper laços com tudo o que aprendemos de errado, deixar para trás as dúvidas, toda religiosidade para guardarmos tudo o que o Senhor quer nos ensinar.

Quando estudamos através das quatro dimensões , tudo é totalmente novo, apesar de que algumas são bem antigas, coisas que datam dos tempos da criação, de Gênesis, é na realidade tudo muito novo, porque estas coisas quase ninguém nos ensina e algumas coisas nunca ouvimos dizer. 
Quando estudamos desta maneira é surpreendente, é transformador, trás uma ampliação e a nossa mente se abrirá e nos dará a condição de aprendermos as Escrituras de uma forma inimaginável, trazendo elementos que jamais íamos saber que existia. 
Para entendermos a Palavra temos que olhar pelas lentes das quatro dimensões, como a cultura em que ela foi escrita; temos que entender que ela não foi escrita no Brasil e nem em outro país europeu, asiático, africano ou americano; não podemos ter o olhar ocidental para entender as Escrituras visto que ela foi escrita no oriente.
As Escrituras não foram escritas em português ou outro idioma qualquer sim na língua hebraica o Antigo Testamento, ela tem expressões de linguagem comum àquela cultura.
Assim como nós aqui no Brasil temos várias "expressões de linguagem" inerentes a nossa cultura; a Bíblia também tem "expressões de linguagem" inerentes à Cultura Judaica onde ela foi escrita.

Se quisermos entender a Palavra temos que mergulhar no idioma hebraico em que ela foi escrita. Veja só um exemplo: A Palavra fala que Deus se arrependeu, conforme Gênesis 6:6; onde escrito está:
"Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração".

E agora veja em Números 23:19; onde escrito está:
"Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?"

Num versículo diz que Deus se arrependeu e no outro diz que Deus não é como o homem para se arrepender.
Será que aí não tem alguma "expressão de linguagem" da Cultura Judaica, de onde a Bíblia foi escrita? Não é de se pensar nisto?

A Bíblia foi escrita a muito tempo atrás, mas ela se manteve fiel em toda a História da Humanidade e esta história também tem a ver com esta compreensão bíblica.
E depois, a própria cultura da qual ela foi escrita, a cultura do povo judeu.

E como diz em Provérbios 25:2, onde escrito está:
"A glória de Deus está nas coisas encobertas; mas a honra dos reis, está em descobri-las".

21/05/2021

Karla Damasceno.
       
 
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário